sexta-feira, 1 de julho de 2011

A indiferença na Rua Augusta


Lisboa, 25 de Junho de 2011.

Esta fotografia pode até não ter nenhum interesse para os mais perfeccionistas ou algo que se pareça. Para mim, esta fotografia diz-me muito porque depois de eu ter fotografado estas três pessoas que, de logo, parecem muito diferentes, aconteceu uma coisa à qual achei piada. A senhora de pé nem sequer deve ter reparado nas duas personagens sentadas na montra, tanto que seguiu o seu caminho e nem olhou para trás. Isto acontece com 90% (ou mais) das pessoas que passam por mendigos ou sem-abrigos. Eu confesso que também sou assim, não porque não queira ajudar, mas por vergonha ou medo. É um sentimento que não sei descrever... Ah! Já estou a fugir ao assunto. Voltemos então às personagens seguintes: o senhor continuou ali sereno, apanhando as beatas do chão como é hábito e a única coisa que fui capaz de fazer foi dizer-lhe "boa tarde". Sorriu e mostrou os seus únicos belos cinco ou seis dentes. Na verdade foi um sorriso simpático que me deu bastante gozo receber naquela altura de muito calor... A senhora do leque idem, mas assim que me aproximei dela para ver a saia da montra, levantou-se e esperou que eu saísse de lá. Provavelmente achara que eu me estava a sentir incomodada com a sua ténue presença naquele sítio. Pelo contrário, acho que completava (e bem!) a montra. Posto isto, segui em frente e ao dar uns dez passos, olhei para trás e vi a senhora sentar-se novamente a sorrir. Que simpatia! Se todos fossemos assim, simples, humildes e sorridentes, a nossa vida tornava-se mais simples e menos infeliz.

14 comentários:

  1. como compreendo o teu post fofinha. aqui pelo Porto acontece isso imensas vezes, tanto a parte da indiferença com que as pessoas passam pelos sem-abrigo como o que te aconteceu com a senhora. não posso dizer que faço grande festa aos sem-abrigo, porque não faço, talvez pelo mesmo motivo que tu, mas não sou capaz de passar e virar a cara. cumprimento-os e, caso seja abordada por eles, respondo-lhes. e posso dizer-te fofinha, são pessoas extraordinárias, com uma história de vida que meu deus!

    ResponderEliminar
  2. adoro estes teus textinhos! proporcionam-me uma deliciosa leitura!

    ResponderEliminar
  3. mas a vida é mesmo assim fofinha ..

    ResponderEliminar
  4. mas não vai mudar, se a mentalidade das pessoas não mudarem também fofinha.

    ResponderEliminar
  5. sigo sempre os teus blogues. sao smpre maravilhosos e nao se perde nada (;

    ResponderEliminar
  6. Se nós próprios começarmos ingenuamente a ser assim, a nossa vida cada vez vai ser mais feliz e simples, independentemente das pessoas mal encaradas que possamos encontrar pelo caminho. Quanto a essas espeta-lhe o teu melhor sorriso e segue em frente.

    ResponderEliminar
  7. Adorei a foto e o texto não a poderia descrever melhor!! Gostei muito :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Thanks for joining my giveaway. ♥

    Not sure which blog is your main one since you have three.

    Love the photo, it makes me feel like going shopping. :)


    xoxo,
    Addie
    The Cat Hag
    Join My Giveaway

    ResponderEliminar
  9. i LOVE ZARAAAA!!! (L)
    i adore that store!

    my favourite!
    thanks for the compliment babe

    New outfit post - Lace dress
    www.mirfashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. adorei! são estes pequenos momentos que vimos as grandes realidades do mundo em que vivemos!

    ResponderEliminar

Espero que tenhas gostado.
Volta sempre!
Cheers